sábado, 23 de fevereiro de 2008

O REFLEXO no espelho – PARTE I

Pessoas que me fazem forte

No post anterior escrevi que o espelho nos revela figuras ao contrário, ou seja, tudo o que não somos nos é revelado por esse objeto mágico que muito nos encanta. Na minha infância, a branca de neve tinha uma madrasta que sempre se olhava no espelho e repetia a pergunta: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”. Na minha adolescência descobri o Espelho de Ojesed, capaz de revelar os desejos mais secretos de quem se põe diante dele, por conta da envolvente trama de Harry Potter, que me fez escrever minha primeira obra literária.

Hoje me coloco na frente do espelho novamente. Busco nele tudo aquilo que não sou e volto a mim enxergando tudo aquilo que consegui. Shakespeare diz que o importante mesmo não é o que se tem, mas QUEM se tem na vida. Por isso, hoje gostaria de pedir licença e dissertar sobre pessoas. Não aquelas que todos nós já ouvimos falar, como Gandhi ou Chaplin. Quero escrever sobre aqueles que convivem comigo e fazem parte da minha vida de verdade. Talvez muitos deles nem saibam bem porque estou fazendo isso, ou nem mesmo saibam que esse texto existe, mas gostaria de compartilhar o que penso sobre eles.

O primeiro lugar? Aqui é de todos.

Marina, minha florzinha. Tem quinze anos e uma inteligência grandiosa. Me salva de muitas enrrascadas e está sempre disposta a dar uma de “cupido”.
Bruno, o BuzZ! Guri inteligente, escreve textos ótimos, assim como o tio avô dele! Já me fez andar nas nuvens e hoje me faz arregalar os olhos diante de algumas decisões.
Camila, blogueira de plantão... Está sempre me fazendo repensar as coisas, principalmente na área ambiental!
Juliano, o porto-alegrense de Viamão, que me inspira e me traz as novidades da capital! Grande amigo... Qualquer dia a gente toma um café junto com os nossos ídolos (os vivos, não é?)
Mila, vizinha de Carazinho! Minha correspondente... é quase um monólogo em tempos de msn, mas um dia eu respondo as cartas dela!
Jéssica, Juliana, Sylvia, Bruna... Comigo elas formam o quinteto da faculdade! A turma que me levou pro fundão da sala de aula! Descobri nelas alguns dos meus reflexos favoritos.
Douglas, Gustavo, Antônio, Frodo, Diego... Meus escritores preferidos!
Janaína, desde sempre foi meu exemplo. Quando eu crescer, quero ser como ela!
Darlan, Débora, Tiago, Pe Moacir, André, Daniele, Daniele, Daiane, Marina, Giovanni, Tiago, Camila, Viviane, Diomar, Jéssica, Pablo, Bibiana, Debastiani, Luana, Alan, Mayara...meus amigos da juventude!
Gilian, meu primo (leia-se irmão mais velho)...
Franciele, minha parceira de caminhada, melhor amiga no ensino médio e confidente das boas horas.

Sem contar aqueles que me deixam saudades por não estarem por perto, essas e outras pessoas mostram-me, de alguma forma, que sou importante e que me são igualmente importantes. Por elas eu não preciso rasgar seda, não preciso buscar palavras que agradem, não preciso colocar minha melhor roupa nem fingir algum sentimento, pois tenho certeza que a sinceridade é o principal elo de ligação e é o que melhor se pode transmitir olhando no espelho dos olhos delas...

3 comentários:

Antônio Dutra Jr. disse...

Aí está, talvez, o melhor post que já contemplei por aqui.
Se todas as pessoas valorizassem da maneira correta aqueles que estão à sua volta, tudo seria diferente.
Citar nomes, sem diferenças, sem mais, nem menos, isso é próprio de um coração especial, como sem dúvida é o teu, Bruh, e desde o teu primeiro comentário lá no Que Momento percebi que estava diante de uma cabeça realmente pensante e de um coração realmente sensível.
Agradeço pela citação honrosa, pelo agradecimento do selo e, principalmente, por ser mencionado como um "escritor preferido". Nada mais faço do que tentar levar algo de bom a quem lê, e esse tipo de reconhecimento mostra que tenho êxito nessa tarefa.
Portanto, quem agradece sou eu, por, em tão pouco tempo, ter trazido tantos bons sentimentos ao meu coração.
Não é à toa que tens tanta gente especial para citar...

Beijão e boa semana!

Anônimo disse...

Não sou merecedor de tantas belas palavras que bem sei que não descrevem completamente a beleza que existe em você.Em seus sorrisos que um dia espero ver.Em seu coração que estou a conhecer e que tanto me encanta.O seu término e sua lua avermelhada foram mais belos.O início.o meio.o término.que tanto demora para chegar.mas em todos os momentos.mesmo com calor ou inverno.se faz belo.Realmente.está parecido.Dramas.suspenses.romances.Busco sempre frequentar.quando tenho a oportunidade.A vida.se é uma razão para escrever.descrever.Muito obrigado pela honra.apesar de não ser merecedor.Sinto-me Honrado.muito.mas muito obrigado realmente.

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom