domingo, 17 de fevereiro de 2008

Eles

Hei, hei...
Hei, olha lá...
Acho que aquele cara tá seguindo a gente!
Hei, cara, vai mais rápido!
Eles tão seguindo a gente!
Eu sei que a gente não fez nada,
Mas eles tão seguindo a gente!
Entra pra lá!
Entra pra lá...*


Silencia o dia. A folha em branco de caderno velho ansia pelas minhas letras. Eu, egoísta, nada lhe posso oferecer além do vazio de não se ter inspiração e a angústia por alguns pingos de ritmo.
Silencia o dia e meu coração grita. Não sei o que está realmente acontecendo. A confusão às vezes me deixa tudo em branco. As canções somem; as lembranças dormem e o dia, silêncio. Entremeia a dúvida e o medo dessa sociedade que se espelha nos sonhos da geração de 70, todavia torna-se igual ao que ela obrigou-se a se transformar...

Estamos vivendo mais, porém envelhecendo mais rápido. Não do ponto de vista físico, mas sim do psicológico. Eu tinha 14 anos de idade quando brinquei de boneca pela última vez... Hoje tem menina engravidando com dez... Absurdo? Não sei... Já ouvi dizer que tem gente que desanda por falta de opção... Culpa? Já me culpei por isso, por aquilo, pela degradação emocional do planeta e pela erosão sentimental de algumas pessoas; Já culpei o sistema por essas e tantas outras... Mas não consigo encontrar a saída. É como se vivêssemos num labirinto sem saber onde o minotauro está, mas cientes de sua existência...

Estamos presos ao que escrevemos no perfil do orkut; ao jeito de se vestir; ao que comemos; ao que dizemos sem pensar; aos tantos rótulos que nos envolvem e fazem brilhar os olhos... Somos consumistas por que resolvemos inventar o espelho? NÃO... É porque eles nos fizeram acreditar no que ele reflete. O espelho é o nosso oposto... Nele tudo está ao contrário, alguém já percebeu isso? No entanto, muito ainda nos importa o que ele diz...

Estamos livres para escolher entre alternativas limitadas, entre uma ética urbana e derradeira, que nos mascara e permite duas caras... Livres, portanto, confundimos liberdade com libertinagem e poder com autoritarismo...

As espadas se erguem em fúria
E o sangue corre por seus ombros
E o teu olhar se esconde atrás de mim
Mas eu não posso te proteger
Pois estou tão fraco quanto você
A nossa juventude está ficando pra trás
Mas a morte não é capaz de nos separar
Pois o que vai viver são nossos ideais
E a nossa mensagem de amor
E o nosso grito de liberdade**


* Versos iniciais de “Bearder – Menino Blues”
** Versos finais de “Idade Média” – ambas da Legião Urbana

5 comentários:

Camila disse...

Tem gente que nos faz acreditar que o mundo eta cada vez pior, que as guerras são mais frias, que o planeta est amais quente, que comemos muitos, compramos mto, fizemos tudo muito, que estamos cada vez mais precoces, mas no fim da tudo no mesmo. acreditamos e nada fizemos, o maximo é sentar bem belas e formosas em frente a computadores de ultima geração, utilizando um equipamento mto moderno que deixa nossas relaçoes cada vez mais distantes dizendo belas palavras, mas nada fizemos, e nem faremos um dia, pq nos achamos fracos para mudar o mundo, e qualquer coisa menor que isso nao queremos.. e eu penso que a vida é mto mais que pensar tdos os dias nestes problemas do mundo, devemos pensar mais nas soluções, começando uma limpeza em nos, e um reflorestamento de bons pensamentos. Depois partimos para algo um pouco maior e maior e maior para entao deixarmos de ser consumistas e faladeiras para pessoas que realmente fazem alguma coisa.

bjao

Antônio Dutra Jr. disse...

Tem aquela frase que diz: "Não leve a vida tão a sério, você não vai sair vivo dela mesmo..."

É claro que não considero uma verdade absoluta, mas tento seguir uma linha parecida, sem tantas preocupações materiais e estéticas, bem como não acabar enlouquecendo porque o mundo não é perfeito sentimentalmente.

Pessoas são diferentes, sentem coisas diferentes, buscam ideais diferentes. A cultura de cada um vai de encontro ao que eu penso, e aceitar isso acaba se tornando o maior desafio.

Estamos na era do preconceito, porque resistimos em aceitar que alguém goste de algo que não noa agrada. Maldito livre arbítrio, que leva cada um para um caminho diferente e nos coloca numa busca incessante por uma cara-metade...

Porém, nem tudo são espinhos e, quando nos damos conta de que tudo é muito mais fruto de nossas imaginações do que pensávamos, a vida toma uma simplicidade hospitaleira, que conforta...

Enfim, essas minhas filosofias sempre me levam ao mesmo lugar: a paz. E, a partir disso, eu vivo muito bem. Quem sabe um dia eu vá a Erechim, tomamos um café e trocamos umas idéias, para nossas vidas melhorarem, né? =D

Beijão, boa semana!

Camila disse...

oi Bruna passa no meu blog tem um meme la pra vc.
caso nao saiba o que tem uma explicaçao tb sobre o q eh um meme..

beijos

Anônimo disse...

melhor maneira de mudar o mundo?mudar a nós.mudar o que se deve mudar.e não o que acha que se deve mudar.para isso é necessário esquecer o que nos incômoda.e nos lembrar o que nos levou a errar.o mundo chegou a esse ponto que está por causa das pessoas.e ao falar das pessoas.incluo a mim.incluo a você.incluo a qualquer outra pessoa que respira.pelo simples fato do mundo ser algo que abriga pessoas e mais pessoas.e apenas gira.o que está dentro dessa casa.as paredes pintadas erradas.isso.o mundo não tem culpa nenhuma.por isso é sempre bom começar a limpar o seu canto.depois o outro começa a limpar o dele.e assim.amanhã.a sua família melhorou.e talvez.outro irá.acredite.pessoas que fizeram a diferença.começaram nelas próprias.e para isso.sacrificaram muitas coisas que poucos querem sacrificar.ninguém nunca nessa vida.e nesse mundo.acertou em todos os momentos.demorou pra chegar a acertar corretamente.e ninguém nessa vida.errou do início ao seu fim.

Antônio Dutra Jr. disse...

Bom, se tu já leu no blog da Camila o que é meme, então passa lá no meu tbm, que tem outro pra ti. =D

Beijão!